Em minha primeira postagem disse que um dos meus objetivos para o ano era me relacionar melhor com a pessoa que trabalha em minha casa. Digo isso por sempre ter problemas com as secretárias do lar, domésticas, diaristas, etc. Sempre tive a sorte de ter em casa pessoas super legais e com as quais eu podia contar. Porém, sempre tive a impressão de falar em grego com elas. Dizia faça assim, e acabavam fazendo assado, dobre assim, limpe tantas vezes por semana, e surpresa, nunca era limpo.
Depois de muito penar, concluir que o problema era EU. Uma das razões dessa conclusão é o fato de que eu não gosto de ficar repetindo a mesma coisa, achava que falando uma vez tava falado e pronto. Mas não é assim que funciona, como não mudei ainda o meu jeitinho. No primeiro dia de trabalho da Rose, nossa nova amiga diarista, me sentei com ela e expliquei detalhadamente o que esperava de sua presença ali. Mais que isso fiz uma lista detalhada de todas as tarefas que ela deve desenvolver em casa e de como isso deveria ser feito.
Acredito que isso vai facilitar nossa relação, a lista deve sofrer alterações, pois com certeza vou lembrar-me de mais coisas. Na lista consta aquilo que quero que seja realizado todos os dias de trabalho, o que deve ser feitos em dias alternados, a cada quinze dias e uma vez ao mês.
Parece loucura, mas esta funcionando. Segue a minha lista.
Todos os dias
| |
Lavar louças
|
- Lembrar de não deixar louça secando na pia, as mesmas devem ser secas e guardadas na mesma hora.
- Manter a pia sempre que possível seca.
|
Limpar piso (todo o apartamento incluindo área de serviço)
|
- Utilizar para cada balde de água duas tampas de veja e uma tampinha de querosene
|
Encerar piso
| |
Limpar prateleiras de brinquedos do Rian e cômoda
|
- para prateleira: usar veja e uma tampinha de querosene
- para cômoda: usar limpa móveis
|
Abrir todos os roupeiros para ventilar
|
- durante o período da tarde
|
Limpar sofás
|
- água, veja e querosene
|
Limpar estante, mesa e cadeiras (com limpa móveis), e mesa de vidro, puf, receptores de jogos e TV com água e veja
| |
Limpar lado de fora da geladeira e dos armários
|
- Verificar a quanto tempo os potes de comida estão na geladeira para saber se pode jogar fora
|
Limpar fogão
| |
Trocar guardanapo de tecido
| |
Recolher roupas secas e colocar no espaço reservado para esse fim no roupeiro
| |
Lavar panos de limpeza e deixar secando antes de sair
| |
Toda Terça feira
| |
Limpar teias de aranha
| |
Lavar roupas separadas para serem lavadas à mão
| |
Passar e guardar roupas
|
- Todas as peças são passadas incluindo calcinhas, cuecas, toalhas, lençóis, panos de prato);
- As dobras das roupas devem seguir o padrão que já é utilizado. Observar como os armários estão organizados, em caso de dúvida é só perguntar.
|
Lavar e desinfetar banheiros
|
Incluindo boxes e espelhos
|
Trocar lençóis da cama do casal e do Rian
| |
Passar Limpa móveis do lado de fora dos roupeiros
| |
Limpar lado de fora da máquina de lavar e lavar o tanque
|
Toda Sexta Feira
| |
Limpar móveis do quarto do casal
|
- usar apenas pano seco
|
Limpar Suportes da cozinha, utensílios que estão pendurados, limpar os vidros de tempero
| |
Limpar dentro e fora da geladeira
|
- utilizar apenas água e bicarbonato de sódio
|
Lavar piso da cozinha
| |
Limpar e desinfetar todos os banheiros
|
- Incluindo boxes e espelhos.
- As pias devem ser lavadas
|
A cada quinze dias
| |
Limpar lustres
| |
Limpar portas internas
|
- utilizar água e veja
|
Limpar porta da sala (dentro e fora)
|
- utilizar limpa móveis
|
Lavar Janelas
| |
Lavar sapatos e sandálias do Rian
| |
Limpar dentro dos roupeiros
|
- utilizar apenas água e bicarbonato de sódio
|
Reorganizar armários e gavetas
| |
Limpar dentro e fora dos armários de louças e reorganizar
|
- utilizar apenas água e bicarbonato de sódio
|
Limpar o forno
| |
Limpar filtros dos aparelhos de ar condicionado
|
-em água corrente
|
Uma vez por mês
| |
Passar pasta própria nas panelas de aço e polir com palha de aço
| |
Observações importantes:
-Sempre que for necessário comprar algum produto de limpeza, deixar anotado em um recado na porta da geladeira;
- Manter armário da área de serviço organizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário