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quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Para os Dias de dona de Casa

Em minha primeira postagem disse que um dos meus objetivos para o ano era me relacionar melhor com a pessoa que trabalha em minha casa. Digo isso por sempre ter problemas com as secretárias do lar, domésticas, diaristas, etc. Sempre tive a sorte de ter em casa pessoas super legais e com as quais eu podia contar. Porém, sempre tive a impressão de falar em grego com elas. Dizia faça assim, e acabavam fazendo assado, dobre assim, limpe tantas vezes por semana, e surpresa, nunca era limpo.
Depois de muito penar, concluir que o problema era EU. Uma das razões dessa conclusão é o fato de que eu não gosto de ficar repetindo a mesma coisa, achava que falando uma vez tava falado e pronto. Mas não é assim que funciona, como não mudei ainda o meu jeitinho. No primeiro dia de trabalho da Rose, nossa nova amiga diarista, me sentei com ela e expliquei detalhadamente o que esperava de sua presença ali. Mais que isso fiz uma lista detalhada de todas as tarefas que ela deve desenvolver em casa e de como isso deveria ser feito.
Acredito que isso vai facilitar nossa relação, a lista deve sofrer alterações, pois com certeza vou lembrar-me de mais coisas. Na lista consta aquilo que quero que seja realizado todos os dias de trabalho, o que deve ser feitos em dias alternados, a cada quinze dias e uma vez ao mês.
Parece loucura, mas esta funcionando. Segue a minha lista.

Todos os dias
Lavar louças
- Lembrar de não deixar louça secando na pia, as mesmas devem ser secas e guardadas na mesma hora.
- Manter a pia sempre que possível seca.
Limpar piso  (todo o apartamento incluindo área de serviço)
- Utilizar para cada balde de água duas tampas de veja e uma tampinha de querosene
Encerar piso

Limpar prateleiras de brinquedos do Rian e cômoda
- para prateleira: usar veja e uma tampinha de querosene
- para cômoda: usar limpa móveis
Abrir todos os roupeiros para ventilar
- durante o período da tarde
Limpar sofás
- água, veja e querosene
Limpar estante, mesa e cadeiras (com limpa móveis), e mesa de vidro, puf, receptores de jogos e TV com água e veja

Limpar lado de fora da geladeira e dos armários
- Verificar a quanto tempo os potes de comida estão na geladeira para saber se pode jogar fora
Limpar fogão

Trocar guardanapo de tecido

Recolher roupas secas e colocar no espaço reservado para esse fim no roupeiro

Lavar panos de limpeza e deixar secando antes de sair






Toda Terça feira
Limpar teias de aranha

Lavar roupas separadas para serem lavadas à mão

Passar e guardar roupas
- Todas as peças são passadas incluindo calcinhas, cuecas, toalhas, lençóis, panos de prato);
- As dobras das roupas devem seguir o padrão que já é utilizado. Observar como os armários estão organizados, em caso de dúvida é só perguntar.

Lavar e desinfetar banheiros
Incluindo boxes e espelhos
Trocar lençóis da cama do casal e do Rian

Passar Limpa móveis do lado de fora dos roupeiros

Limpar lado de fora da máquina de lavar e lavar o tanque




Toda Sexta Feira
Limpar móveis do quarto do casal
- usar apenas pano seco
Limpar Suportes da cozinha, utensílios que estão pendurados, limpar os vidros de tempero

Limpar dentro e fora da geladeira
- utilizar apenas água e bicarbonato de sódio
Lavar piso da cozinha

Limpar e desinfetar todos os banheiros
- Incluindo boxes e espelhos.
- As pias devem ser lavadas





A cada quinze dias
Limpar lustres

Limpar portas internas
- utilizar água e veja
Limpar porta da sala (dentro e fora)
- utilizar limpa móveis
Lavar Janelas

Lavar sapatos e sandálias do Rian

Limpar dentro dos roupeiros
- utilizar apenas água e bicarbonato de sódio
Reorganizar armários e gavetas

Limpar dentro e fora dos armários de louças e reorganizar
- utilizar apenas água e bicarbonato de sódio
Limpar o forno

Limpar filtros dos aparelhos de ar condicionado
-em água corrente



Uma vez por mês
Passar pasta própria nas panelas de aço e polir com palha de aço





Observações importantes:
-Sempre que for necessário comprar algum produto de limpeza, deixar anotado em um recado na porta da geladeira;
- Manter armário da área de serviço organizado.

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