Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Repelente super do bem e baratinho

Essa vai para as executivas e donas de casa que, assim como eu, não sabem mais o que fazer para afastar moscas e mosquitos nesse período de chuvas. Mas devo admitir que a ideia de procurar opções para tal problema foi ampliada em função do meu amigo Jorge. Nós trabalhamos juntos e minha mesa vive cercada por esses miudinhos (quem tem filho pequeno já ouviu isso nos Backyardigans), porém o Jorge tem uma alergia danada, daquelas de parar em hospital, por isso não podemos usar inseticidas ou repelentes lá.
Enquanto isso, não na sala de justiça, mas na nossa, os mosquitos fazem a festa. Pois bem, declarei guerra. Acessei alguns sites, li uma matéria na revista Casa e Decoração e um livro da Priscila Gorzoni – Dona de Casa do Século XXI. Sei que para muita gente isso não vai ser novidade, mas devo confessar que não sabia que arruda, além de afastar “olho gordo”, também repele mosquitos.
Fiz a lição de casa e levei para o trabalho dois vasinhos, um com arruda outro com alecrim. Pode ser só coincidência, mas os mosquitinhos diminuíram. Eu gastei 2,70 no Hiper Extra com as mudas, e 10,00 com cada vaso na Todimo. Acho que não ficou caro e deu um charme na janela.


Para as interessadas:
Citronela: dizem que repele até o mosquito da dengue, desde que o vaso seja colocado na área externa da casa ou apartamento, no caminho percorrido pelo vento, para que o aroma da planta posso chegar até o lugar em que se deseja proteger dos mosquitos.
Arruda: repele não apenas mosquitos, mas ratos também.
Hortelã: tem um sabor ótimo para chás, saladas e sucos. Também é um forte repelente de mosquitos, ratos, formigas e pulgas. Para afastar as pulgas do seu cãozinho basta esfregar hortelã na coleira.
Alfazema: é ótimo para afastar traças e perfumar suas roupas.
Cravos espetados em limão afastam mosquitos. Outra opção é espalhar pela casa cascas de limão, laranja e cravos em pequenas tigelas.
Quem quiser ler mais sobre o assunto pode acessar os blogs da Isolda da Thàbola http://www.isolda.com.br/fengshui/plantas.html, e da Regina Bolico http://ambientedeluz.blogspot.com/2010/12/repelentes-naturais.html.

3 comentários:

  1. Adorei, Cris! Além disso conheço os vasinhos pessoalmente e realmente ficaram lindinhos...
    Mas devo dizer que arruda afasta muitos outros "animaizinhos", não?
    Beijoka

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristina, Feliz 2011...
    Amei seu blog, super útil e inteligente...
    Eu uso a essencia da citronela em casa e realmente afastam os insetos...basta algumas gotinhas sobre uma superfície escolhida e pronto...além da casa ficar perfumada por horas nos protegem dos insetos...
    Vou continuar acompanhando seu blog..
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amei a dica Cris!
    Sem contar que planta sempre dá um charminho né?

    Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...